Estudante de Turmalina é medalha de prata na Olimpíada de Língua Portuguesa
Por Vitória Oliveira
Pequena cidade do interior de Minas Gerais – que já tem histórico de medalhas na Olimpíada -está mais uma vez na disputa e, desta vez, entre os 20 melhores textos do Brasil no gênero Artigo de Opinião.
Nos dias 17 e 19 de novembro, em São Paulo, Tainan Lopes da Silva, turmalinense de 17 anos e aluno da Escola Estadual Professora Edite Gomes, foi anunciado como um dos quatro finalistas da região Sudeste do Brasil na Olimpíada de Língua Portuguesa.
“A Olimpíada de Língua Portuguesa é um programa grandioso que vai muito além de uma disputa de textos”, afirmou a professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Professora Edite Gomes, Paloma Carlean de Figueiredo Souza, que participou da edição 2015.
Para a diretora da Escola Edite Gomes, Maria Aparecida Costa de Souza Pinheiro, é uma honra receber este reconhecimento. “É até difícil expressar em palavras a emoção de ver uma professora e um aluno da nossa escola receberem uma premiação de tamanha importância para o cenário educacional do país”, disse orgulhosa.
A diretora também destacou pontos de preconceito vivenciados pela escola, considerada, até então, com pouco potencial.
“Temos um público muito diversificado: alunos da zona rural, alunos de baixa renda, alunos advindos de famílias desestruturadas, uma grande quantidade de alunos com necessidades especiais e, ainda, estamos localizados em uma área de vulnerabilidade social. Mas para nós que vivemos e convivemos na Escola Professora Edite Gomes alegra-nos saber que a relação de respeito, companheirismo, solidariedade, humildade jamais foi ou será atingida pelo preconceito de quem não nos conhece. O prêmio representa o reconhecimento do nosso trabalho árduo para oferecer educação de qualidade.”
A medalha trouxe aos turmalinenses e à escola o sentimento de superação, capacidade e reconhecimento. Nas palavras do medalhista: “Foi uma experiência incrível!”
Como acontece
Este concurso de produção de textos ocorre a cada dois anos nas escolas públicas de todo o País, e é dividido em 5 etapas: escolar, municipal, estadual, regional e nacional.
As categorias são: poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião. O tema das produções foi “O lugar onde vivo”, e estimulou os alunos a estreitarem vínculos com a comunidade e a entender a realidade local.
Paloma e Tainan
Alunos aprovados
Professores do Sudeste
O post Estudante de Turmalina é medalha de prata na Olimpíada de Língua Portuguesa apareceu primeiro em Conexão Minas.